logo

Fluxo de Caixa

O que é um Fluxo de Caixa?
fluxo_caixa Fluxo de caixa é, como o próprio o nome sugere, o Fluxo do Dinheiro de uma determinada Pessoa Jurídica ou Física. Apenas o Fluxo não, mas um detalhamento do mesmo.
É no Fluxo de Caixa que o encarregado pela gestão financeira vai "anotar" absolutamente tudo que entra e sai de dinheiro, observando sempre as datas em que as movimentações ocorrem.
Através desse controle, é possível saber, por exemplo, se uma empresa teve lucro ou prejuízo, ou se uma pessoa está gastando mais do que poderia.
Quais cuidados tomar?
Um bom Fluxo de Caixa possui lançamentos completos e precisos. Todas as receitas e todas as despesas devem ser lançadas! Cada lançamento deve ter no mínimo:
-data;
-descrição;
-Valor;
Quanto mais completo forem os lançamentos, mais qualidade terá o Fluxo de Caixa. É bastante comum também o uso do campo "tipo" (ou plano de contas), que nada mais é do que um agrupamento dos tipos de contas, como por exemplo: Luz, Água, Aluguel;
Qual a Finalidade?
O Fluxo de caixa é uma ferramenta de suma importância para vida financeira de qualquer empresa ou pessoa. Abaixo, algumas de suas finalidades:
- Com o Fluxo de Caixa é possível tomar descisões pró-ativas, pois com o tempo, o ele funciona como um "Raio-X" do negócio. É possível, examinando Fluxos de Caixas passados, se preparar para períodos de sazonalidades, prever fundos para enfrentamento de despesas como décimo terceiro e por aí em diante.
- É possível descobrir custos fixos e variáveis de um determinado negócio;
- Comprovar a viabilidade de uma determinada empreitada, sabendo de forma segura se o negócio dá lucro ou prejuízo.
Devo fazer um Fluxo de Caixa?
Sim! SEMPRE! E essa é a principal informação deste texto. O Fluxo de caixa não é tão difícil de fazer e é extremamente importante. Eu, particularmente, faço tanto na minha empresa como na minha casa (ganhos / gastos pessoais) e é uma "mão na roda".
Dá até pra descobrir alguns "ralos", sabe? Então, àquelas micro despesas, que tu vais gastando, gastando... Parece que não é nada! Daí no final do mês vai somar e é um montão!
Existem sistemas, como da Fluidez, que podem te ajudar nessa tarefa. Com planos inclusive gratuitos.

Por Rafael Spilki
CEO - Fluidez
14/02/2018 15:26:00


Quer conhecer mais informação sobre nosso sistema de gestão, como fazer fluxo de caixa ou até mesmo como emitir, também de forma extremamente fácil, Boletos com Registro, NFS-e, NFC-e ou NF-e? Veja isto e muito mais clicando aqui!


Fale Conosco

Nome: *
E-mail: *
Mensagem: *
32.png
Digite estes números de verificação ao lado
*